Agenda

Não há eventos agendados

Importância da Arte para a Comunidade

A Arte como Linguagem Universal

A arte, como linguagem universal, é um meio para a expressão de sentimentos, percepções e sensibilidades inerentes ao ser humano, possibilitando olhares diferenciados sobre a realidade e agindo como importante vetor para o crescimento pessoal, educativo e profissional.

Os talentos criativos e as habilidades que não se evidenciam pelos métodos tradicionais, podem se desenvolver através de processos artísticos, com possibilidades estéticas, seja da diferença ou pela diferença que ampliam o da criação, de modo que a singularidade do individuo possa florescer.

Nesse contexto, os surdos encontram campo propício para seu pleno desenvolvimento e sua capacidade criativa, como artista e cidadão, permitindo sua inclusão socioeconômica no país com eficiência e dignidade.

A comunidade surda encontra-se excluída da maioria das atividades culturais e artísticas realizadas no Brasil. Faltam intérpretes de LIBRAS, profissionais que conheçam sua língua, material visual adequado, enfim, os cursos de teatro não estão capacitados para receber o ator Surdo.

Entretanto, a Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, em sua 33ª reunião, celebrada em Paris, de 03 a 21 de outubro de 2005, afirma que a diversidade cultural é uma característica essencial da humanidade, que a constitui como patrimônio comum a ser valorizado e cultivado em benefício de todos.

Recorda que a diversidade lingüística constitui elemento fundamental da diversidade cultural, e reafirma o papel fundamental que a educação desempenha na proteção e promoção das expressões culturais, tendo em conta a importância da vitalidade das culturas para todos, incluindo as pessoas que pertencem a minorias lingüísticas de ter acesso a elas, de modo a favorecer o seu próprio desenvolvimento.

Sublinha, também, o papel essencial da interação e da criatividade cultural, que nutre e renova as expressões culturais, fortalece o papel desempenhado por aqueles que participam no desenvolvimento da cultura para o progresso da sociedade como um todo.

Assim, o trabalho realizado no Ponto de Cultura Palavras Visíveis, vem de encontro às necessidades culturais da comunidade surda brasileira e da 33ª Conferência Geral da ONU, propondo projetos culturais e artísticos bilíngüe. Respeitando sua língua, identidade, cultura, fornecendo as ferramentas técnicas para que atores surdos se tornem multiplicadores deste conhecimento junto a sua comunidade. É nossa contribuição e colaboração artística diante da imensa lacuna cultural existente nessa área.

Regua---Rede-Carioca-de-Pontos-de-Cultura-2015