Diego Cazabat – Tradução: Vinícius Mazzon

Os Imortais

O ator é aquele que faz. Só se faz no presente. Estar no detalhe é estar presente. A construção desse detalhe, é a construção de presente. O estar presente é o efêmero passo por esse detalhe. Nisso radica seu valor. O ator é sujeito e objeto do que faz. Seu fazer fundamental é estar receptivo.
Em sua ação está disposto a perdê-lo todo, essa é sua virtude. Em sua ação fina e sutilmente estruturada, construída nos detalhes, sua energia circula de maneira diferente porque, já decidido, realiza um trabalho que não é cotidiano, em conseqüência a energia que gera e circula nesse trabalho tampouco é.
Por momentos violenta seu mundo para logo acariciá-lo e sabe que em seu retrocesso aprende, por isso não tem autocompaixão.
É um homem de ação e na ação rigorosa e precisa conhece, se conhece. Sabe que o que não dá, quita. Cada ato que comete contém um segredo e isso faz de seu ato algo transcendente.
É paciente e em sua espera alerta, entende que não tem tempo.
A emoção não o domina, sua ação rigorosa modela-a.
Percebe em seu presente todos os momentos transcorridos. Não tem fórmulas, mas sabe tudo o que faz e tem que fazer. Tem seu trabalho.
Como uma vez contou um caminhante, ser imortal não é viver para sempre, ser imortal é ser intenso no ato e essa é a revelação.
A revelação tem seu oposto e essa é a resistência. O trabalho preciso e impecável é sobre a resistência. Esta manifesta-se de muitas maneiras e sempre ronda. O ator “cria” as circunstâncias para que seu trabalho apareça. A circunstância mais potente que conheço é o grupo. O grupo é um lugar de confiança onde tudo pode ocorrer. É um lugar para estar só e acompanhado. É um gerador de necessidades. O trabalho gera mais trabalho e a preguiça mais preguiça. O ator é aquele que faz e em seu fazer encontra o sentido. Sua ação é o sentido e sua aceitação. Em aceitar-se está sua batalha. Aceitar-se é estar presente.

Diego Cazabat

Los Inmortales

El actor es el que hace. Solo se hace en presente. Estar en el detalle es estar presente. La construcción de ese detalle, es la construcción de presente. El estar presente es el efímero paso por ese detalle. En eso radica su valor. El actor es sujeto y objeto de lo que hace. Su hacer fundamental es estar receptivo.

En su acción está dispuesto a perderlo todo, esa es su virtud. En su acción fina y sutilmente estructurada, construida en los detalles, su energía circula de manera diferente porque, ya decidido, realiza un trabajo que no es cotidiano, en consecuencia la energía que genera y circula en ese trabajo tampoco lo es.

Por momentos violenta su mundo para luego acariciarlo y sabe que en su retroceso aprende, por eso no se tiene autocompasión.

Es un hombre de acción y en la acción rigurosa y precisa conoce, se conoce. Sabe que lo que no da lo quita. Cada acto que comete contiene un secreto y eso hace de su acto algo trascendente.

Es paciente y en su espera alerta, entiende que no tiene tiempo.

La emoción no lo domina, su acción rigurosa la modela.

Percibe en su presente todos los momentos transcurridos. No tiene fórmulas, mas sabe todo lo que hace y tiene que hacer. Tiene su trabajo.

Como una vez lo contó un caminante, ser inmortal no es vivir para siempre, ser inmortal es ser intenso en el acto y esa es la revelación.

La revelación tiene su opuesto y esa es la resistencia. El trabajo preciso e impecable es sobre la resistencia. Esta se manifiesta de muchas maneras y siempre acecha. El actor “crea” las circunstancias para que su trabajo aparezca. La circunstancia más potente que conozco es el grupo. El grupo es un lugar de confianza donde todo puede ocurrir. Es un lugar para estar solo y acompañado. Es un generador de necesidades. El trabajo genera mas trabajo y la pereza más pereza. El actor es el que hace y en su hacer encuentra el sentido. Su acción es el sentido y su aceptación. En aceptarse esta su batalla. Aceptarse es estar presente.

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